sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bem-vindo! Vamos discutir sobre Diversidade Étnica?

Descrição para cegos: a imagem mostra o mapa do Brasil. Dentro dele, estão: uma criança negra na parte superior esquerda, uma mulher negra na direita e um grupo de indios na parte inferior central.
Foto: Poliana Lemos

Etnia é o termo utilizado para nomear um determinado grupo de pessoas que compartilham dos mesmos interesses, sejam eles de idioma, cultura, tradições ou costumes. Algumas pessoas, ou mesmo dicionários, costumam associar o conceito de etnia ao de raça, o que é um equívoco. Enquanto a etnia está agregada a determinada percepção comum sobre algo, a raça está ligada aos traços biológicos dos seres, sejam eles humanos, ou até mesmo de animais.
Apesar de a expressão ser utilizada com mais frequência para designar grupos indígenas ou de nativos, a palavra deve ser empregada para representar vários grupos étnicos, como religioso, por exemplo. Nesse sentido, entendemos que etnia é uma locução que está em constante movimento, já que o aumento da população, ou mesmo o contato de um povo com outro, pode provocar uma mudança étnica e o surgimento de novos grupos.
Como podemos perceber, a expressão é de difícil conceituação e é muito mais abrangente do que raça, por isso o tema deve ser estudado e discutido com bastante cuidado. Também não podemos esquecer de que em determinadas situações, a etnia também pode ser empregada de maneira pejorativa, podendo disfarçar um preconceito.
Diante da diversidade e complexidade que envolve os grupos étnicos, este blog, “Diversidade Étnica”, traz como finalidade o debate de temas como: preconceito, racismo, cultura afro-brasileira, indígena, quilombolas, entre outros.
Criado por alunos do curso de Comunicação Social da UFPB, para a disciplina de Jornalismo e Cidadania, ministrada pelo professor Carmélio Reynaldo, este espaço também destina-se a prestar uma contribuição para os Direitos Humanos.
Agradecemos aos leitores e esperamos que curtam a página.
Poliana Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.