quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Etnia versus Raça

      
Foto: Jude Alves. Descrição para cegos: a imagem mostra a frase Etnia X Raça escrita em letras pretas, contrastando com o fundo azul.
Foto: Jude Alves

      Para falar sobre o tema de diversidade étnica é importante o conhecimento de alguns conceitos. O termo etnia é um deles. A discussão tem início quando se traça ou delimita seus significados que acabam confrontando-se com os de raças.
        O significado de raça está ligado ao campo morfológico no que diz respeito aos seres humanos. Historicamente esse termo começou a ser utilizado para reconhecer grupos humanas que já eram socialmente definidos. As distinções empregadas referem-se a características como o tipo do cabelo, tonalidade da pele, a formação facial e cranial, ancestralidade e genética. Contudo, as variações da cor da pele são constantemente utilizadas como o único atributo para definir a raça, porém ela constitui apenas uma das características raciais. E ainda é importante lembrar que a cor da pele não determina a ancestralidade do indivíduo, principalmente aqui no Brasil, onde a população é altamente miscigenada.
          A cor da pele, a textura dos cabelos, que são parte das diferenças mais visíveis entre os seres humanos, são determinadas por um grupo quase imperceptível de genes. As diferenças entre um negro e um branco, por exemplo, compreendem apenas 0,005% dos genes humanos, tornando-se então uma vasta concordância entre geneticistas humanos e antropólogos que de acordo com a visão biológica raças não existem.
         O termo etnia tem um conceito que, diferenciando-se de raça, está ligada ao meio cultural. Um agrupamento étnico é um conjunto de seres humanos constituídos por afinidades culturais e linguísticas e semelhanças genéticas. Essas comunidades normalmente são compostas por um território e por uma estrutura política e social.

          Sendo assim, é importante entender a diferença entre os termos etnia e raça, que acabam sendo empregados de maneira errada. Por isso é necessário diferenciar para haver uma melhor aplicação. (Jude Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.