terça-feira, 21 de outubro de 2014

2º Colóquio de Diversidade Étnica – professora Solange Rocha

Descrição para cegos: foto mostra a professora Solange Rocha, falando com auxílio de um microfone. Há uma câmera que a filma e ela também aparece no visor.
O Colóquio de Diversidade Étnica da turma de Jornalismo e Cidadania do período letivo 2014.2 foi realizado no dia 1º de outubro com a professora Solange Rocha, do Departamento de História da UFPB e Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, o Neabi. A organização foi de Ítalo Di Lucena, Jullyane Baltar, Marijane Mendes e Talita Lourenço.
No primeiro vídeo a professora Solange fala sobre o processo histórico do capitalismo no Brasil e como esse modelo econômico se tornou disseminador do racismo. 


         Neste vídeo a professora trata da ascensão social da sociedade brasileira e como se configura o racismo no Brasil. 


Aqui a professora fala sobre as ações de políticas públicas para a inclusão social de pessoas negras nas universidades e no serviço público. 


Os recentes casos de racismo no futebol brasileiro geraram muita polêmica na mídia nacional e internacional. Neste vídeo a professora Solange Rocha faz uma avaliação da presença dos negros como atletas e como espectadores nas grandes arenas. Ela ainda fala sobre as medidas adotadas para combater o preconceito nos estádios.


Neste vídeo a professora fala sobre a importância da criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial e sobre os órgãos já existentes nos âmbitos estadual e municipal que atuam no combate ao racismo e na garantia da igualdade racial.


A autodeclaração racial dos candidatos a vagas no ensino superior mediante as cotas é o assunto abordado neste vídeo. A professora explica como se dá a formação da identidade racial nos indivíduos.


Neste vídeo são abordadas as mudanças nos materiais didáticos e paradidáticos nas escolas e universidades para a discussão da cultura e história afro-brasileira.


Aqui a professora Solange Rocha trata dos estigmas, estereótipos e desvalorização da estética da pessoa negra, bem como o papel do educador na abordagem dessas temáticas.




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