quarta-feira, 18 de novembro de 2015

3º Colóquio sobre Diversidade Étnica - professora Ivonildes da Silva Fonseca

Descrição para cegos: A imagem retrata a professora Ivonildes Fonseca e a câmera filmando-a, com ela aparecendo no visor.
No dia 28 de outubro, foi realizado o 3º Colóquio sobre Diversidade Étnica para a disciplina de Jornalismo e Cidadania, do Curso de Jornalismo da UFPB, tendo como convidada a professora Ivonildes da Silva Fonseca, do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III. A convidada é doutora em Sociologia e mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba. Sua atuação acadêmica é com ênfase em estudos sobre a População Negra no Brasil, Intolerância Religiosa e Mulher Negra. É também uma das fundadoras do Instituto de Referência Étnica e diretora da Organização de Mulheres Negras na Paraíba, a Bamidelê. O colóquio foi organizado por Igor Duarte, Moacyr Martins, Pedro Neri e Sandro Alves.

Confira o colóquio na íntegra.

No primeiro vídeo, a professora Ivonildes da Silva Fonseca comenta a desinformação da mídia brasileira quanto à reprodução de temas como o racismo, a exposição do negro e a democracia racial.


Aqui a professora explica a composição étnica da população brasileira e ressalta a necessidade de criação de políticas públicas voltadas para negros e indígenas.



Neste vídeo a convidada alerta para a importância do cumprimento das leis 10.639 e 11.645, que obrigam o ensino de conteúdo da cultura afro-brasileiro e indígena nas escolas.



Tendo em vista alguns casos de violência contra imigrantes haitianos, a professora Ivonildes comenta a violência contra a população negra no país.



Neste vídeo a convidada comenta as políticas de Cotas Raciais e outras ações de inclusão social no Brasil.



A entrevistada descreve os desafios de ser mulher negra no Brasil.



A convidada explica a importância e o processo de preparação da Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá nesta quarta-feira, 18 de novembro de 2015, em Brasília.



A professora aborda aspectos da cultura indígena e destaca a diferença desses povos na Paraíba, bem como outras localidades do Brasil.



Neste vídeo a professora Ivonildes Fonseca comenta a disparidade salarial entre brancos e negros nos cargos públicos.



A palestrante aborda a mortalidade materna e as doenças que afetam a saúde da população negra.



Ivonildes Fonseca fala dos maiores desafios enfrentados pela mulher negra na sociedade brasileira.



A professora Ivonildes Fonseca fala do preconceito contra as religiões de raízes africanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.