terça-feira, 31 de maio de 2016

IV Colóquio sobre Diversidade Étnica – com o professor Antônio Novaes

Descrição para cegos: foto mostra o professor Antônio e a câmera
filmando-o, com ele aparecendo no visor

No dia 20 de abril, foi realizado o IV Colóquio sobre Diversidade Étnica para a disciplina de Jornalismo e Cidadania, do Curso de Jornalismo da UFPB, tendo como convidado Antônio Novaes, professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFPB, integrante fundador no Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiras e Indígenas da UFPB, Neabi. O convidado tem licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp e Doutorado em Bioquímica pela USP. O Colóquio foi organizado por Polliana Vilar, Rayssa Melo e Vitória Nunes.


Confira o Colóquio na íntegra:

I - Doenças prevalentes na população negra

O professor fala das doenças prevalentes da população negra, tanto no Brasil como nos demais países para onde os povos africanos foram levados em função da diáspora ocasionada pela escravidão.





II - Saúde quilombola

O professor Antônio fala sobre a saúde dos povos quilombolas e da falta de agentes comunitários de saúde com conhecimento adequado para atendê-lo.


III - Saúde mental

O professor explica a relação entre saúde mental e racismo.


IV - Preconceito x Discriminação x Racismo

Antônio Novaes explica as diferenças entre preconceito, discriminação e racismo, e dá exemplos para maior entendimento sobre os diferentes conceitos.


V - Lei de cotas e meritocracia

Antônio Novaes explica a questão da meritocracia envolvendo a lei de cotas das universidades e cita outras possibilidades que abrangem a diversidade nessas instituições.


VI - Ensino de história e cultura afro-brasileira

O professor fala sobre a luta para a aprovação e implantação da lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira.


VII - O negro no sistema prisional

Antônio Novaes aborda a trajetória histórica da escravidão que resultou na quantidade de negros no sistema prisional e as políticas públicas que refletem o abandono social dessa população.


VIII - Cotas universitárias e renda

O professor explica a política de cotas implementada nas universidades e as diferenças entre os negros que têm esse direito e os que são excluídos.


IX - Atendimento do SUS

Antônio Novaes cita algumas doenças prevalentes da população negra e questiona o atendimento do SUS e como vem sendo atendida a demanda dessas doenças.


X - Negros da política paraibana

Neste vídeo, ele fala da representatividade dos negros na política paraibana, e como os partidos políticos acolhem essas pessoas.


XI - Invisibilidade negra na sociedade

O professor aborda os desafios da população negra para diminuir sua invisibilidade na sociedade brasileira.


XII - Caiana dos Crioulos

Antônio Novaes explica o trabalho que desenvolveu sobre a saúde da população negra em Caiana dos Crioulos, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares como comunidade quilombola.


XIII - Negros no jornalismo

Neste vídeo, Antônio Novaes fala da representatividade dos negros no jornalismo e na mídia.


XIV - Mulher negra

O professor Antônio Novaes fala da vulnerabilidade da mulher negra e das demandas do feminismo negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.