terça-feira, 2 de agosto de 2016

Rima empoderada: MC Soffia é promessa da nova geração do hip hop

Descrição para cegos: A imagem retrata MC Soffia, com o braço esquerdo levantado e expressão facial séria. Há uma fita amarela, com detalhes em preto e branco, no cabelo da garota.

Por Carolina Jurado


Com a apenas 12 anos, MC Soffia traz músicas em forma de rap, que incentivam o empoderamento negro das crianças e desconstrói padrões de beleza impostos pela mídia. Mesmo pequena em relação à idade, se mostra grande em relação ao seu trabalho, quebrando estigmas de preconceito e racismo que ainda são muito presentes no Brasil, apesar de ser uma nação de grande diversidade étnica.
A MC mirim começou a cantar aos 6 anos logo após participar em um projeto chamado “O futuro do Hip Hop”. Desde então a menina vem obtendo muitas conquistas e dissemina sua palavra pelo país. Participou de grandes eventos como a Virada Cultural de São Paulo e o Festival Afrolatinidades em Brasília.


Minha Rapunzel tem Dread é o videoclipe mais recente da cantora, no qual aborda questões da falta de representatividade afrodescendente e faz crítica à incitação de rivalidade entre as mulheres na maioria dos contos infantis.
Outro videoclipe com versos intensos, é Menina Pretinha, que foi lançado no início deste ano. Na música são levantados pontos relacionados ao racismo ainda sofrido por muitas crianças negras devido a sua cor e cabelo crespo, que levam muitas a ter vergonha de sua etnia e a alisarem os cabelos.
MC Soffia rebate dizendo que sua cor é resistência e não aceita os “elogios” degradantes que comumente são direcionados ás pessoas da comunidade negra, como “bonitinha” e “exótica”. Até um dos locais escolhido para a gravação do vídeo mostra resistência: o monumento Pedra do Sal, onde há uma comunidade remanescente Quilombola, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A cantora é vista ao lado de muitas crianças negras, exibindo desde cedo o orgulho da sua cor.
Mc Soffia é mais um exemplo de ativismo através da arte. Atualmente está em preparação do seu primeiro álbum Menina Pretinha. Ela fará uma apresentação na abertura das Olimpíadas Rio 2016, em um dueto com a rapper Karol Conka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.