domingo, 7 de maio de 2017

Projeto visa inclusão de negros na advocacia

Descrição para cegos: a imagem ilustra o malhete, martelo usado pelo juiz, ao lado de dois livros fechados e a circunferência de madeira usada para bater o martelo.
Por Annaline Araújo

O Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), em parceria com o Instituto Presbiteriano Mackenzie e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, lançou em São Paulo o projeto Incluir Direito. O objetivo é a inclusão de estudantes negros na área jurídica dando condições de igualdade nos processos seletivos de escritórios.
Um levantamento feito em alguns escritórios associados ao Cesa, realizado em 2016, mostrou que menos de 1% de todo o quadro profissional é formado por pessoas negras, apesar de mais da metade da população brasileira (53,6%) ter pele negra, de acordo com os dados do IBGE de 2014.

A baixa presença de advogadas e advogados negros é reflexo histórico de discriminação racial com acesso desigual à educação formal de qualidade desta parcela da população. É necessário avançar muito mais, tanto no aprimoramento de políticas públicas, quanto no fortalecimento de iniciativas da própria sociedade civil.

Os idealizadores do projeto pretendem promover, futuramente, ações voltadas para estudantes do ensino médio autodeclarados negros, orientando e direcionando aqueles que demonstrarem interesse pela carreira na área jurídica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.