sexta-feira, 8 de setembro de 2017

É tudo culpa de Portugal

Descrição para cegos: foto mostra integrantes do bloco Filhos de Gandhy concentrados para desfile. Eles vestem fantasia composta por lençol costurado nas laterais, turbante feito de toalha de banho, e colares, azul e branco, cruzados no corpo. Ao fundo, vê-se um prédio antigo.

Por Jéssica Soares

É tudo culpa de Portugal
Misturaram os povos do meu país
E minha identidade foi se fragmentando e perdendo forças

É tudo culpa de Portugal
Meu agogô, meu berimbau,
hoje são confundidos no carnaval
Então eles vestem uma camiseta que chamam de abadá,
mas eles sabem mesmo o que é um abadá?
E nessa festa que se apropriam da minha cultura
eu vou perdendo o meu axé
Agora estou fora da corda vendo eles deturparem minha cultura

É tudo culpa de Portugal
Meu angu, meu acarajé, meu vatapá e até meu abará
Tudo isso pra eles virou sinônimo de gororoba
Eu cozinho o ano inteiro, ofereço tudo pru’ meu santo
Mas em fevereiro eu me calo,
Escondo que é oferenda para que o turista coma sem medo

É tudo culpa de Portugal
Meus 16 Orixás viraram santos católicos
e meu saravá virou amém
Minha identidade foi fragmentada e a cultura estuprada
Agora me restam alguns blocos afro,
poucos dias de desfile para reverbera a voz do meu povo
Sigo recolhendo os cacos da cultura de uma antiga nação
Ajayô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.