segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Canal no YouTube destaca a beleza negra

Descrição para cegos: foto da capa de um dos vídeos de Tássio. Nela, ele está passando uma base mais clara que a cor de sua pele e abaixo, lê-se: “piores bases para pele negra”.

Por Taísa Fervie

Tássio Santos é Jornalista e maquiador baiano. Estudou Jornalismo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e durante este período realizou um intercâmbio em Bragança, Portugal. Pouco tempo depois, estudou no Make-Up Atelier Paris, na França, onde se formou como maquiador. Em 2014 criou o canal no YouTube Herdeira da Beleza que produz conteúdos voltados para a beleza negra e aborda temas relacionados a população negra como racismo e empoderamento. Entrevistei Tássio sobre o seu projeto.

Taísa Fervie - Tássio, quais os motivos que te levaram a criar o canal Herdeira da Beleza?
Tássio Santos - Eu criei o Herdeira da Beleza para falar sobre beleza negra de maneira contextualizada e não-aspiracional. As matérias sobre o assunto nos portais brasileiros eram muito rasas e não explicavam os porquês de nada. Eu precisava também de um espaço na internet para dar dicas de maquiagem que eu já dava pessoalmente para as minhas amigas. Foi assim que surgiu: com uma inquietação. 
Taísa Fervie - No seu canal você fala de maquiagem, mais especificamente para a pele negra. Por que você fez essa escolha?
Tássio Santos - Porque eu sinto que não temos a atenção que merecemos. Muito do conteúdo é produzido por pessoas brancas para pessoas brancas. Nesse jogo, o público negro acaba sem orientação ou com orientação errada. 
Taísa Fervie - Você já sofreu preconceito por ser maquiador e negro?
Tássio Santos - Sim. Algumas propostas que eu recebo talvez não seriam feitas a um maquiador branco. E por trabalhar na internet também, muitas oportunidades acabam não se abrindo pelo mesmo motivo. É duro ver outras pessoas saindo na frente só por ter a pele clara, mas eu não deixo de ser muito grato por tudo que tem acontecido na minha carreira.
Taísa Fervie - Na internet as pessoas sentem-se mais à vontade para comentar, por poder fazer de forma anônima, e isso traz comentários bons e alguns nem tão bons assim. Você já recebeu comentários racistas no YouTube?
Tássio Santos - Sim, mas são bem poucos. A comunidade HB (Herdeira da Beleza) é só amor comigo hehehe
Taísa Fervie - Mais da metade da população brasileira se declara negra ou parda. No entanto, mesmo com uma população majoritariamente com tons de peles mais escuros, as marcas brasileiras de maquiagem não investem tanto nesse mercado. Qual a sua opinião sobre isso? E o que você acredita que possa ser feito para mudar esse panorama?
Tássio Santos - Durante muitos anos a maioria do nosso povo não tinha dinheiro nem para comer. Embora as últimas pesquisas econômicas tenham mostrado um resultado animador, as marcas ainda não perceberam que, sim, nós temos dinheiro para consumir maquiagem. Uma mudança no quadro de funcionários nessas empresas, principalmente nacionais, seria uma boa para gente ser atendido com plenitude quando o assunto é cartela de cores dos produtos de pele. 
Taísa Fervie - Qual a sua opinião sobre técnicas de maquiagem que afinam o nariz mais largo?
Tássio Santos - Eu não gosto, mas não culpo quem faça. Parte do meu trabalho é mostrar a beleza negra e eu não vejo necessidade de afinar o nariz porque ele já é muito bonito. 
Taísa Fervie - Nos seus vídeos você fala sobre empoderamento. Você acredita que a maquiagem é uma forma de ajudar as pessoas a se empoderarem, a terem uma autoestima mais elevada?
Tássio Santos - Claro! Muitas meninas acabam reconhecendo e valorizando seus traços com maquiagem. A moda do batom escuro mostrou isso: todo mundo queria passar uma cor clarinha para não chamar atenção e hoje não há poucos resquícios desse comportamento que não queria enxergar beleza nos lábios grossos. 


Para mais informações, acesse o Canal Herdeira da Beleza e site Herdeira da Beleza, ambos administrados por Tássio Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.